Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de junho de 2013

FAÇA UMA ANÁLISE DESTE TEXTO!


ilustrações sobre a Páscoa

As Primeira Palavra de Jesus na Cruz - A palavra de Perdão


Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
A crucificação de Cristo somente ocorreu por causa do nosso pecado. Se não fosse por nosso pecado, Jesus não teria que morrer na cruz. Ele nos lembra deste propósito, ao perdoar aqueles que o crucificaram. Primeiramente, foram aqueles que cravaram os pregos em seu corpo. Foi também aqueles que o julgaram e condenaram injustamene. Mas, nenhum de nós escapa da responsabilidade que o nosso pecado teve e tem na morte de Jesus. A primeira palavra de Jesus é a palavra de Perdão.

SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS ?

O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, com total liberdade de escolha. Mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus se desfez.


Assim mesmo, desde criança o ser humano aprendeu, por ouvir, que todos somos filhos de Deus, o que serve de alivio e segurança para muitas pessoas quando se sentem em dificuldades diante dos problemas da vida. Deus é Santo e o homem é pecador, por isso está separado de dEle. Existe um grande abismo separando o homem do seu Criador.



O povo aceita a crença de que todos somos filhos de Deus com tamanha naturalidade, que dificilmente se questiona esse fato, estando seus princípios religiosos apoiado na sua crença e nos sentimentos da alma.



Se analisarmos a situação espiritual, familiar, econômica e financeira da humanidade nos dias de hoje, deveríamos repensar esse conceito de paternidade que a vida nos guiou até estes dias. Sinceramente, seríamos todos filhos de Deus? É necessário abrirmos a mente e a visão para entendermos a Palavra que vem do Alto com conhecimento e discernimento.



A religiosidade dos dias de hoje tem produzido falsos temperos e sem qualquer sabor para alimentar as pessoas e levá-las ao engano, distantes dos benefícios práticos provocados pela fé.  Todo o verdadeiro entendimento entre pai e filho não produzem esta distância que separa ainda hoje o homem de Deus.



Textos bíblicos colocam por terra toda a tese de que todos somos filhos de Deus. Não podemos ser todos filhos de Deus se nem ao menos pertencemos ao Ele. Se todos nós somos seus filhos, por que, então, o Senhor limita a entrada no Seu Reino somente aos nascidos da água e do Espírito? Por que o Senhor alerta de que a porta é estreita e que muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos? (Mateus 7:13)  Se Deus é rico, dono de todo o ouro e de toda a prata, como podemos admitir que a grande maioria de seus filhos vivam na miséria sentimental, familiar, material, espiritual, financeira e econômica?



Todo pai sempre tem a intenção de livrar seu filho do mal. Qual pai ficaria feliz ao ver seu filho sofrendo? É exatamente o que Deus faz através da Sua Palavra. Deus verdadeiramente nos ama. Ele é apaixonado pelo ser humano e tem um plano maravilhoso de salvação para nossa vida, “Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) Cristo afirma: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”. (João 10:10)



Para que tenhamos comunhão com Deus, é preciso receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador, através de um convite pessoal e entrega total, tornando-o o primeiro em nosso coração. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida. Precisamos receber a Cristo pela fé: "Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus." "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie" (João 1:12) (Efésios 2:8-9) E Cristo afirma: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei..." (Apocalipse 3:20)



Receber a Cristo implica no arrependimento do pecado, na purificação da alma, na salvação eterna, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente somente crer que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal. Deus conhece seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras.



Em Ezequiel 36:25-28 a palavra de Deus registra: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (...) vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”.  Só depois de nascermos da água e sermos lavados pela Palavra é que Deus nos dá o Espírito Santo. Isso quer dizer que, para tornarmos filhos de Deus é necessário que aconteça a conversão ao Senhor, sermos nascidos da água e do Espírito.



As pessoas nascidas do Espírito, estas são Filhas de Deus e jamais serão confundidas, pois nelas não há nenhuma dúvida da manifestação do Espírito de Deus sendo evidente os frutos do amor, alegria, paciência, paz, mansidão. As tribulações existem, mas vencem a todas, não se vangloriam, não respondem às provocações e nelas não existe invejas. Possuem uma grande capacidade de perdoar aqueles que a ofendem, mesmo sendo injustiçada ou caluniada, não permitem que a carne tenha primazia em sua vida.



Um verdadeiro Cristão é de fato um filho de Deus, alguém que recebeu vida nova em Cristo. A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus. “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; Aquele que ama a seu irmão está na luz,e nele não há escândalo”.  (1 João 2:4; 1 João 2:10). Não é religioso, nem fanático e nem hipócrita.



Deus nos aconselha a andar pela fé. O Espírito Santo é o Único responsável pela revelação e apresentação do Senhor Jesus ao ser humano. Essa revelação depende de uma entrega total do homem a Deus. Todo aquele que somente pratica a religião é religioso e tem sua fé racional neutralizada. Ninguém é merecedor da graça de Deus somente fazendo as suas obras. É o Espírito Santo que revela que a pessoa só é merecedora da graça de Deus pela fé. É como está escrito: “Todavia, o meu justo viverá pela fé e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma” (Hebreus 10.38).



A sabedoria produz à fé racional, sobrenatural, inteligente, que, quando praticada, a pessoa pensa antes de agir e obedece não às regras e às doutrinas da religião, mas à orientação da Palavra que vem do Alto e que está na Bíblia para que todos tenham livre acesso e evidentemente, livre arbítrio para ouvi-la ou não. A fé cega, emotiva, leva pessoas a aceitarem doutrinas religiosas que não pensam e nem fazem uso da inteligência. "Donde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência". (Jó 28:20)



Infelizmente, neste mundo de consumos, de interesses pessoais e mesquinhos, é mais fácil usar a fé para as conquistas materiais.
Sabemos que as regras ou doutrinas religiosas, assim como a igreja física dos dias atuais, normalmente são criações humanas inspiradas muitas vezes em interesses obscuros que confrontam com os ensinamentos de Deus. Muitas vezes não há qualquer sustentação inteligente, apenas a emoção.  Na sua maioria são religiosas e consideram a sua instituição, a sua denominação, mais importante do que a Igreja do próprio Deus, “porque não compreendem as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”. (Mateus 16:23)



Esse é o argumento que justifica os ateus para alimentarem a sua descrença na existência de Deus. As religiões trabalham com a emoção e não com a razão. E nisso eles estão cobertos de razão, porque a igreja física continua crescendo cada vez mais doente, enquanto que a Igreja do Senhor Jesus cresce saudável e imaculada, solidificada na Rocha.



Enquanto a fé emotiva obedece cegamente à voz do coração, segue os impulsos dos sentimentos, a fé consciente e sobrenatural traz à existência coisas que não existem fazendo nascer em nós o sonho realizável e que torna possível o impossível, pois trata da obediência da prática da Palavra de Deus.  (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. (Romanos 4.17), Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.  (Filipenses 2.13); E “Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. (Marcos 9.23). A fé sobrenatural tem seus segredos e só quem nasceu do Espírito pode com discernimento descobri-los.  Assim, cada um tem a chance de seguir o caminho da FÉ ou o da descrença.



O Senhor Jesus comparou o Espírito Santo a rios de água viva fluindo no interior do ser humano matando a sede de uma vida feliz, próspera e tranqüila em todos os sentidos. “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”.  (João 7.37-39).  Contudo, para ter acesso a esse rio, existem duas condições: ter sede e crer na Palavra de Deus.  Se você crê, diga Amém e Graças a Deus.



Que a Paz esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário