Pesquisar este blog

ESTUDOS

Santidade – Lv 20.7 – 1pe 1.15/16

FRASE - A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.
 INTRODUÇÃO

Santificação é a obra da graça divina através da qual o crente é separado do seu ego e da pecaminosidade interior, e pela concepção do Espírito Santo, é separado para servir a Deus. É um marco subseqüente à experiência da conversão, quando o pecador é levado a ver sua necessidade e a se aproximar da provisão que o Senhor preparou para ele.
DEFINIÇÃO DE SANTIFICAÇÃO
“Santo" vem do grego "Hágios" e do Hebraico Kadosh que significa nas duas línguas originais "separados, puro", santo é aquele que foi separado por Deus e para Deus; por isso mesmo o sentido moral e ético da palavra não pode ser esquecido. Santificar é tornar santo.

Santificação literalmente quer dizer "tornar santo". Conseqüentemente, o Espírito Santo é o agente necessário à santificação (I Jo 3:9), e Cristo é a adequada provisão: Jesus "foi feito para nós ...santificação" (1 Co 1.30). Não há santificação alguma, moralmente, no sentido bíblico, sem o contato e a união com Cristo.

1) - A santificação não é para o mundo. Uma vez que o descrente não conhece o Espírito santificador (Jo 14.16,17), de igual modo não poderá experimentar a santificação. De acordo com o ensino de Paulo em Efésios 4.17-19, os "gentios" (tipo do pecador que ainda não é convertido) acham-se presos "na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido o sentido, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda impureza".

2) - A santificação é para a Igreja. A Igreja, a noiva e futuramente esposa de Cristo, é o recipiente dessa obra do Espírito Santo. Quanto a isso, diz o apóstolo Paulo que "Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa e sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5.25-27). É, pois, apropriado e necessário que a esposa de Cristo, o Cordeiro, seja santa em toda a sua maneira de viver, pois "a si mesma já se ataviou".  Ap 19.7 – Tt 2.12/15

3) - A santificação é também para o membro da Igreja de Cristo. Um membro enfermo poderá afetar todo o corpo, o qual só goza de saúde quando todos os seus órgãos são sadios. Cristo orou para que, como membros, nós, os seus discípulos, fôssemos santificados: "Santifica-os na verdade..." (Jo 17.17). De igual modo orou o apóstolo Paulo para que o crente fosse santificado na totalidade do seu ser.1Ts 5.23. Paulo discute a santificação individual do cristão como: despojar do velho homem, renovar no espírito do entendimento, revestir do novo homem, deixar a mentira, trabalhar e viver honestamente, só falar o que edifica, e não entristecer o Espírito Santo. Ef 4.22-32

PROPÓSITOS DA SANTIFICAÇÃO

A santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que tem como propósitos nos tornar cada vez mais livre do pecado, e nos fazer semelhante a Cristo em nossa vida presente.                                            Exemplo: quando uma pessoa que falava mentira se arrepende e abandona essa prática, nessa área ela cresceu, além de vencer o pecado ela conseqüentemente está sendo mais semelhante a CristoEf 4.12/13
 MEIOS DA SANTIFICAÇÃO

Deus mesmo estabeleceu os meios próprios através dos quais Ele opera a nossa santificação. Entre tantos outros, destacaremos dois: 
1) - Pela Palavra de Deus. Jesus assim orou: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17). A Palavra de Deus tem efeito purificador, e lava (Ef 5.26). A Palavra de Deus tem efeito penetrante (Hb 4.12). Desse modo nenhuma parte do crente (espírito, alma e corpo) foge ao alcance e ação da Palavra sondadora de Deus.

2) - Pelo sangue de Jesus. O sangue de Jesus é a base de toda a nossa pureza e vitória. Sempre que o Espírito Santo lida conosco, seja por causa dos nossos atos pecaminosos ou devido à nossa natureza transgressora, Ele nos faz voltar à cruz donde o sangue purificador jorra para todos quantos buscam a purificação. Hb 13.12 - 1Co 1.30
SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO

A santidade é um processo na vida do cristão. Gradualmente nos tornamos cada vez mais semelhantes a Cristo, conforme avançamos na vida cristã. 2 Co 3.18 – 2 Co 7.1

SANTIFICAÇÃO É NECESSÁRIO TANTO NO ESPÍRITO QUANTO NA CARNE

Quando mencionamos a palavra santidade, temos que ter cuidado com os dois extremos. Um extremo é limitarmos a santificação apenas no espírito esquecendo do corpo, o outro extremo é se preocupar apenas com o exterior  como escribas e fariseus, que se preocupavam com o exterior (leis, regras) e esquecia do interior (coração) Mt 23:25-29. Na verdade a Bíblia nos ensina que a pureza (santidade) do homem começa no coração e se estende até o corpo. 2 Co 7.1 – 1Ts 5.23

A SANTIFICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Nos dias de hoje a santificação se tornou algo muito particular e relaxado, cada um tem a suas regras, seu jeito, sua forma, com suas proibições e liberações, e Deus tem sido posto nessa santidade de uma forma inferior, não como o cabeça,como quem dita as regras, mas sim como um tipo de papai Noel, um ser que está ali, e só é lembrado pra “dar presentes”. É importante lembrar que Deus não muda. O tempo, a cultura, a moda, não muda o padrão da santidade de Deus. 1Ts 4.3/7


SANTIFICAÇÃO É UMA EXIGÊNCIA DE DEUS

Santidade não é fazer ou deixar de fazer algo que achamos certo ou errado, santidade é fazer conforme a Palavra de Deus e conforme o Espírito Santo fala ao nosso coração (Rm 12.2). Santidade não é uma opção que o cristão tem para escolher, mas sim uma exigência do próprio Deus.  Hb 12.14 – 1Pe 1.16

SANTIFICAÇÃO A DEUS X GLÓRIA HUMANA

Muitos cristãos têm se atraído e se deixado atrair pelas oferendas desse mundo e abandonando a glória e a santidade do Senhor, são pessoas que tem buscado agradar mais seu próprio ego, sua vontade, sua vaidade do que a vontade de Deus, literalmente estão trocando a glória de Deus pela glória do homem. Jo 12.43 -  2Co 6.14/18 – Rm 6.19
 Atualizada em 06/07/2015 - em 15:36:50
SANTIFICAÇÃO CHAVE DA VITÓRIA, PODER E UNÇÃO

Deus não tem feito mais maravilhas em nosso meio, porque o Seu povo (a geração santa) não tem buscado viver em santidade como Deus quer, e sim a sua santidade particular, da sua forma, do seu jeito. Vemos na Bíblia, vitórias, maravilhas, presença de Deus, unção, sempre associada com santidade.  Js 3.5 – Ex 19 10/11 - 2Cr 5.11,14 -  At .1.14 – 2 .1/4

CONCLUSÃO

 

Em 2 Ts 2.3 diz que: Deus nos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade. Em 1 Pe 1.2 diz que: fomos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo.  Mas nos últimos versículos de Apocalipse somos advertidos: Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:10-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário